Os 10 melhores episódios de Brooklyn Nine-Nine

Sinceramente, fazia muito tempo que eu não assistia uma série de comédia TÃO BOA. Brooklyn Nine-Nine é uma série engraçada, com personagens singulares e maravilhosos a sua própria maneira e que trata de assuntos relevantes de uma forma sutil e certa.

Eu não saberia encontrar palavras para definir essa série como um todo, já que eu achei tudo muito incrível. Teria de falar de todos os personagens e tentar explicar a relevância de cada um e como eles funcionam bem no contexto todo. Então, por conta disso, eu resolvi fazer uma lista dos meus episódios preferidos e falar um pouco sobre cada um deles e o porquê deles serem tão bons.

Só para contextualizar, Brooklyn Nine-Nine é sobre o dia a dia de uma delegacia, onde acompanhamos os detetives em suas investigações e em todos os dilemas criados ali dentro ou na vida de cada um deles, e logo no primeiro episódio vemos a delegacia receber um novo capitão, o Capitão Holt, um cara sério que aparentemente veio para colocar ordem na 99. O “protagonista” (digo entre aspas porque acho que todos são protagonistas) é o detetive Jake Peralta um cara o auto confiante, todo cheio de piadas e que ama “Duro de matar”, e devo dizer que ele é o meu personagem preferido, e no decorrer desse post vocês vão entender o porquê.

Bom, vamos aos episódios, e no decorrer deles vou falando melhor sobre essa série tão incrível! Os episódios são da primeira até a quinta temporada (a sexta está sendo transmitida agora e os episódios estão saindo semanalmente!) e em ordem cronológica. Pode ser que tenham coisas que eu vou falar que são consideradas spoilers, então se você ainda não assistiu a série, cuidado. VAMOS LÁ!

Temporada 1

Episódio 06 – Halloween

Brooklyn 99 — "Halloween"- TownandCountrymag.com

Esse é o primeiro episódio em que conhecemos melhor um dos melhores personagens da série: Charles Boyle. O parceiro do Jake tem uma forma singular de levar a vida, sendo inclusive o maior entusiasta do Jake (e seu melhor amigo também). Ele não se importa de ser meio esquisito as vezes e ter alguns hobbies peculiares. Entre eles está o entusiasmo com as fantasias de Halloween (mesmo que ninguém reconheça do que ele está vestido), diferente da Amy que está sendo sua parceira nessa noite e que odeia fantasias de Halloween.

Os episódios de Halloween de Brooklyn 99 são sempre um show a parte, é quando tem uma pausa em todos aqueles episódios de investigação e crimes para termos um momento mais leve. São nesses episódios que temos sempre o “jogo” pra saber quem é o melhor detetive da 99, uma aposta entre o Jake e o Holt que faz com que o episódio seja como aquelas cadeias de dominó que vai levando a bolinha até o destino desejado.

Apesar desse episódio ser a primeira aposta do Jake e do Holt pra determinar quem é “O melhor detetive/gênio” não foi só isso que me fez amar tanto o episódio. O que mais me fez gostar tanto desse episódio é que pela primeira vez vemos como a 99 é uma família. Apesar da Amy passar o episódio todo relutante em usar uma fantasia com o Charles, ela percebe o quanto isso é importante para ele e no final temos todos fantasiados pelo Charles.

Episódio 13 – Aposta 

Resultado de imagem para brooklyn 99 jake and amy

Desde o primeiro episódio de Brooklyn 99 nós sabemos que a Amy e o Jake estão fazendo uma contagem de quantos crimes cada um consegue solucionar, mas é só nesse episódio que ficamos sabendo que tudo isso faz parte de uma aposta entre os dois. Se Amy vencer ela ganha o carro do Jake, se o Jake ganhar ele leva a Amy para um encontro. E adivinha quem ganha? Isso mesmo, Jake Peralta é o vencedor! E ele leva Amy para o ‘Melhor pior encontro de todos’.

Nesse episódio temos também o Charles sincerão. Ele acaba de receber uma medalha de honra por ter salvo a vida da Rosa e por ter levado os tiros por ela, ele está sob efeito de analgésicos que fazem com que ele seja 100% sincero. A partir disso, podemos conhecer alguns personagens melhor. Descobrimos que o Terry, apesar de parecer uma montanha humana é um homem que coloca a família acima de tudo, é um marido e um pai incrível e parte do seu medo de voltar à ação nas investigações era por conta de ter medo de deixar sua família. Descobrimos também que toda essa sinceridade do Charles deixa a Rosa com medo de ter que ser sentimental, mas que querendo ou não ela é, por trás de toda aquela pose de durona.

Nesse episódio é também um dos em que vemos o lado não tão criança assim do Peralta, vemos que ele não é só um detetive cheio de si que age como uma criança. Apesar de fazer todo um teatro para o encontro com a Amy, o Charles sincerão acende na cabeça dele que talvez toda essa briga infantil entre os dois seja por um motivo maior. E quando o encontro é arruinado por uma vigília, Jake finalmente percebe que o Charles tinha razão e nós vemos que ele é muito mais que o crianção que demonstra ser.

Temporada 2

Episódio 22 – Johnny e Dora

Imagem relacionada

Mais um episódio em que é em torno do Jake e da Amy. SIM! Eu não consigo nem descrever o quanto eu amo esse casal, acho que ‘Peraltiago’ é o casal que eu mais apoiei de todas as séries que eu já assisti. Porque? Bom, Vou falar melhor disso num episódio lá da quarta temporada.

Bom, nesse episódio não temos só o Jake e a Amy, mas também um dilema do capitão Holt com uma velha conhecida, a Wunch, que quer de toda forma ‘boicotar’ a carreira do Holt, e o grande motivo, é por conta de ter um amor reprimido por ele. Mas o Holt é gay e é muito bem resolvido com isso (aliás, uma das coisas que eu mais gosto do personagem do Holt é que apesar de ser um homem negro e gay não é somente em torno disso que se dá o desenvolvimento do personagem, apesar da série as vezes trazer essa questão, o desenvolvimento do Holt se dá muito mais pelas relações que ele constrói com cada um da 99) e rejeitou Wunch por motivos óbvios. Então, Wunch transfere o Holt para o setor de relações públicas e ele tem que deixar a 99, e está aí um dos motivos pelos quais eu gosto tanto desse episódio. É quando está deixando a delegacia que vemos pela primeira vez Holt deixando as emoções transparecerem (apesar do rosto continuar impassível), mas é o jeito dele. Vemos pela primeira vez que a 99 realmente fez diferença na vida dele e que ele não é um robô!

O segundo motivo pra eu amar tanto esse episódio, é claro, é porque é nesse episódio que o Peralta e a Santiago admitem pra eles mesmo que se gostam e que fingir que está tudo bem ficar separado não vai funcionar. Começa com um disfarce em que eles são um casal numa investigação (Johnny e Dora) e termina no primeiro beijo oficial do casal, nos arquivos da delegacia (onde, futuramente acontecerá outra coisa muito especial entre os dois) e é a partir daí que Peraltiago começa a ficar mais real do que nunca!

Temporada 3

Episódio 8 – Ava

Resultado de imagem para brooklyn 99 ava

Se essa lista fosse por ordem de preferência, esse episódio estaria em uma das posições do topo. Nesse episódio Jake tem que cuidar da esposa do Terry, Sharon, que está grávida, enquanto o próprio Terry está em uma investigação com a Rosa. Ele se sente numa responsabilidade gigante por ser o padrinho do bebê que está por vir, e promete que será um ótimo marido substituto enquanto o Terry estiver ausente. Mas o que o Jake não esperava era que a Sharon entraria em trabalho de parto nesse meio tempo.

Esse pra mim é o primeiro episódio que mostra com Jake Peralta não é mais aquele garotão do início da série. Ele move mundos para fazer com que a Sharon se sinta confortável com a situação. Faz a Gina (que odeia gravidez) fazer os exercícios, que estão no plano de parto que o Terry deixou, com a Sharon, junto com o Holt vai atrás de um ex namorado do mesmo que é gineacologista e no final de tudo tem que tomar uma decisão responsável do que fazer e acaba levando a Sharon para o hospital (mesmo que nem ela nem o Terry quisessem isso). Para mim, isso mostrou um amadurecimento tão grande no personagem do Jake, uma evolução de um garoto para um homem, ainda com suas ideias malucas e cheio de piadas, mas que cresceu como pessoa. Esse episódio é sensacional!

Episódio 10 – Toma essa

Imagem relacionada

Esse episódio é praticamente uma releitura de ‘Duro de Matar’ só que do jeitinho Brooklyn 99 de ser.

É Natal e o Jake esqueceu de comprar o presente do Charles, que além de ser seu melhor amigo, o presente de Natal é muito importante para ele. O Jake pede então a ajuda a Gina para comprar um presente de última hora para o Charles, mas acaba que ele vai junto pensando que o presente esquecido era da Amy.

Esse episódio é muito sobre amizade. Tanto entre o Jake e a Gina, já que ela é a pessoa pra quem ele pede socorro e além disso a Gina (com todo aquele jeito irônico de ser dela) ajuda a distrair o Charles enquanto o Jake compra seu presente, quanto entre o Jake e o Charles.

Bom, enquanto eles estão lá dentro, a loja é assaltada e eles são mantidos como reféns, e Jake só consegue pensar que ele nunca passará por uma situação mais próxima de Duro de Matar quanto essa, é a hora dele ser o John McClane como sempre sonhou. O que acontece é que conforme o episódio se desenrola, Jake acaba por deixar o papel de John McClane que salva o dia para o Charles. Além disso, ele acaba admitindo para o Charles que tinha esquecido o presente dele e fica tudo bem.

É muito legal ver também que toda a 99 vai até o local onde eles estão mantidos como refém assim que ficam sabendo do acontecido. Além é claro, da Gina ter tido seu momento de glória com o lança chamas de spray de cabelo, como só a Gina pensaria que poderia funcionar!

Temporada 4

Episódio 16 – Moo Moo

Resultado de imagem para brooklyn 99 moo moo

Eu disse que Brooklyn 99 trata de temas importantes de sutil. É exatamente por tratar de um tema muito importante de forma crua que esse episódio é muito bom.

Amy e Jake se oferecem para cuidar das gêmeas do Terry quando ele tem que trabalhar até tarde para se inscrever para um trabalho na câmera de vereadores. Porém, numa brincadeira com as janelas do carro, uma das garotas acaba perdendo seu cobertor  de dormir, Moo Moo. Quando Terry vai buscá-lo, é parado por um policial por apenas estar andando em seu bairro, obviamente, por ser negro.

Terry quer fazer uma reclamação mas se vê em uma situação ruim quando o capitão Holt não concorda com a reclamação. Apesar de serem dois homens negros, eles tem visões diferentes do acontecido e no fim das contas é preciso muita discussão para chegar a um acordo, e isso pra mim é o mais interessante do episódio, essa divergência de opiniões e a percepção de uma nova perspectiva por parte do Holt.

Além disso, é muito interessante como eles mostram como o acontecido também afetam as filhas do Terry e como Amy e Jake tem que lidar com isso, tentando explicar para duas crianças como ainda existe preconceito e como as coisas lá fora podem ser difíceis.

É muito importante trazer esse tipo de discussão, é admirável a forma como a série faz!

Episódio 18 – Procurando a Amy

Resultado de imagem para amy santiago sergeant

Está aqui o episódio que me fez amar Peraltiago de todo o meu coração (MELHOR CASAL). Nesse episódio a Amy está uma pilha de nervos porque vai fazer a prova para ser Sargento. No meio desse caos que está a cabeça dela, Jake tenta ajudá-la de todas as maneiras possíveis mas em determinado momento a Amy some, então ele e Rosa vão procurar por ela para que ela vá fazer a prova. Esse também seria um dos episódios que estaria no meu top dos top.

Agora vou contar o motivo pelo qual eu amo tanto esse episódio. Em certo momento o Jake tem uma epifania de onde a Amy está e vai encontrá-la (por acaso ela está no teto do prédio onde eles ficaram de vigília naquele primeiro melhor pior encontro de todos). Quando Jake pergunta porque ela está fugindo da prova e Amy acaba por desabafar toda sua insegurança com relação às mudanças que podem acontecer entre eles se ela conseguir um cargo superior. E a resposta do Jake vem de uma forma tão bonita, que mostra que ele não tem nada daquela masculinidade frágil que vemos em muitos personagens por ai (aliás, todos os personagens masculinos do cast principal de B99 não tem nenhum problema em demonstrar sentimentos, se importam com as pessoas ao seu redor, tem uma interação incrível com as mulheres e isso é mais uma das coisas muito boas da série).

Quando o Jake diz pra Amy que sempre soube que ela seria sua chefe, e que ela obviamente cresceria na carreira por ser uma mulher merecedora disso eu percebi que o relacionamento dos dois é simplesmente certo e esse é só um dos momentos em que dá pra notar isso. Eles estão sempre se apoiando, sendo companheiros um do outro, sem brigas bobas ou ciúmes desnecessários, como todo casal deveria ser.

Temporada 5

Episódio 9 – 99

Resultado de imagem para brooklyn nine nine 99 episode

A amizade e a união entre os personagens é uma das coisas que eu mais amo em Brooklyn 99. Quando eles vão para o enterro do antigo capitão em Los Angeles e o capitão Holt recebe a oportunidade de participar de uma entrevista para ser Comissário no dia seguinte, a 99 se une para voltar a tempo para Nova York de todo jeito.

Tudo começa a dar errado quando eles param no Nakatomi Plaza (sim, o prédio de duro de matar) para Jake visitar a locação do seu filme preferido (e ele tira foto com absolutamente TUDO) e acabam ficando presos lá e perdem o vôo. Mas eles não desistem de chegar a tempo e com isso embarcamos em uma Road Trip em um trailer com a 99, que é claro, não dá certo e eles acabam em uma fazenda de reprodução de vacas dos Boyle (sim, muitos barulhos estranhos durante a noite) e é enquanto eles estão ali que Rosa conta para o Charles que é bissexual (sim, que amizade meus amigos) e Holt acaba contando para o Jake que foi ele que boicotou toda a viagem por estar inseguro com relação a ser comissário.

E é ai que o cérebro da Amy entra em ação, bolando um plano doido (é importante dizer que ela tinha passado todo episódio tentando provar a si mesma que ‘não se importava’) e eles conseguem chegar a tempo, dando todo apoio ao Holt e todos vestidinhos como os Boyle, o que é realmente adorável.

Episódio 14 – The Box

Resultado de imagem para brooklyn nine nine sterling k brown

Esse episódio está na lista dos melhores simplesmente por ter uma estrutura muito diferente de qualquer outro episódio e isso funciona muito bem. Além, é claro, de ter o maravilhoso Sterling K. Brown como convidado especial. O episódio se passa todo em um só cenário, que é a sala de interrogatório.

Peralta vai interrogar esse cara, que ele tem certeza que é o culpado do assassinato em questão, ao contar isso para o Holt, o mesmo decide também participar do interrogatório. É aí que vemos um pouco da relação entre o Jake e o Holt. É claro que o Jake vê o Holt como a figura paternal que ele nunca teve, mas os dois acabam entrando em conflito na forma de interrogar o suspeito, principalmente quando o Holt coloca o Peralta como o policial burro na hora do interrogatório.

O interrogatório passa a ser mais difícil do que parecia, já que o interrogado é tão audaz quanto o Peralta e o Holt juntos. É só quando o Holt diz para o Peralta que apesar de tê-lo colocado como o policial burro, ele o considera um dos melhores detetives com quem ele trabalhou é que Jake consegue resolver o quebra cabeça, como se o ‘reconhecimento’ paternal do Holt o fizesse crer mais em si mesmo. E eu amo tanto essa relação entre eles. E esse episódio é simplesmente genial.

Episódio 20 – Show me going

Imagem relacionada

O batalhão da 99 é uma família, e com o passar das temporadas isso fica cada vez mais evidente. Então quando um deles está em situação de perigo, nós já sabemos que a 99 vai fazer de tudo, tudo mesmo, para ajudar.

Porém, quando eles recebem a notícia que a Rosa está presa em um tiroteio, recebem ordens para não sair da delegacia e isso os impossibilitam de ir ajudá-la. Todos ficam com medo pela Rosa, mas cada um reage de uma maneira. Holt tenta ser racional, Terry se sente aterrorizado por conta de sua esposa e suas filhas e a possibilidade de não poder voltar para a casa no fim do dia. Amy e Gina tentam concertar o banheiro do qual Rosa reclamou mais cedo, para não perder a esperança de que ela vai voltar e o Peralta só quer ir até o local do tiroteio para salvar o dia.

Vemos o Jake tomando essa decisão de ir até lá mesmo recebendo ordens para não fazer isso, simplesmente por não saber como enfrentar esse momento sentimentalmente. No fim das contas, ele percebe que ir até lá não vai resolver nada e que ele tem que dar apoio emocional para os amigos que estão ali na delegacia. Mas uma vez temos o crescimento do Peralta como personagem e como pessoa. Isso foi o que me fez gostar tanto desse episódio, a união da 99 num momento de fragilidade, e o alívio de todos quando a Rosa volta em segurança. A 99 é muito uma família e isso é uma das melhores coisas dessa série.

É ISSO!

Esses são meus episódios preferidos! É claro que foi muito difícil escolher apenas 10 quando tem muitos momentos muito legais na série toda… Então,  deixem um comentário dizendo qual são os episódios/momentos preferidos de Brooklyn 99 de vocês!

 

Deixe um comentário